1. Política de Privacidade


    Quando você usa o App Ubus, identificamos que você nos confia determinadas informações pessoais temos o compromisso e a obrigação de manter essa confiança. Isso começa ajudando você a entender as práticas de privacidade de dados da UBus.

    Esta política descreve, com clareza, quais informações coletamos e armazenamos, e, como elas são usadas, compartilhadas e quais são as suas opções com relação a essas informações.


  2. Coleta de Uso de Dados


    Esta política se aplica a qualquer usuário dos serviços da UBus e a qualquer pessoa que entre em contato e/ou que envie informações para a Ubus. Neste quesito. estão inclusas aquelas pessoas que utilizam os serviços da Ubus para:

  3. Responsável pelo tratamento de dados


    A Ubus coleta os seguintes tipos de informações:


      1. Informações que você nos fornece:


        Isso inclui as informações enviadas quando você:


        • Cria ou atualiza sua conta UBus, que podem incluir dados como: seu nome, e-mail, número de telefone, login e senha, endereço, informações de pagamento ou bancárias, números de identificação civil (RG/CPF), data de nascimento e foto;

        • Solicita serviços através do App ou site da UBus;

        • Entra em contato com a UBus, inclusive através da área de suporte ao cliente;

        • Entra em contato com outros usuários da UBus através de nossos serviços;

        • Preenche pesquisas enviadas pela UBus; ou,

        • Habilita recursos que requerem o acesso da UBus ao seu catálogo de contatos ou calendário.


          Autenticação por terceiros utilizando Facebook ou Apple:


        • Cria ou atualiza sua conta UBus, através de autenticação segura utilizando o Facebook ou Apple, que incluem dados de nome e e-mail.

        • Estes dados são utilizados apenas para identificar e personalizar nossos serviços com seu nome, sendo perfil no aplicativo e contatos de suporte por e-mail.


      2. Informações criadas quando você usa nossos serviços:

        • Dados de localização

          • Dependendo dos serviços UBus que você utiliza e das configurações do seu app ou permissões do aparelho celular, a UBus pode coletar seus dados de localização exatos ou aproximados, conforme determinado, através de dados como GPS, endereço IP e WiFi.

          • Se você é um motorista que foi associado ao App UBus através de sua empresa, a UBus coleta dados de localização quando o app UBus está sendo executado em primeiro plano (app aberto e na tela) ou segundo plano (app aberto, mas não na tela) no seu tablete ou celular.

          • Se você for usuário, a UBus pode coletar informações de localização quando o app UBus estiver funcionando em primeiro plano. Em determinadas regiões, a UBus também pode coletar essas informações quando o app UBus estiver funcionando em segundo plano no seu aparelho, se esta coleta for habilitada nas configurações do seu app ou permissões do aparelho. No entanto, isso pode afetar as funcionalidades disponíveis no seu app UBus. Por exemplo, se você não permitir que a UBus colete seus dados de localização, você terá que inserir manualmente seu endereço de partida. Além disso, os dados de localização serão coletados através do motorista parceiro durante a sua viagem, sem a necessidade de que seja habilitada a função de localização em seu app


        • Informações de transações

          • Coletamos dados de transações de pagamento relacionados ao uso de nossos serviços, incluindo os tipos de serviços solicitados ou prestados, a data e hora em que o serviço foi prestado, o valor cobrado, a distância percorrida e outras informações relacionadas à transação. Além disso, se alguém usar seu código promocional, podemos associar seu nome ao dessa pessoa.


        • Informações de uso e de preferências

          • Coletamos informações sobre como você interage com nossos serviços, preferências expressas e configurações selecionadas. Em alguns casos, fazemos isso através do uso de cookies e tecnologias similares que criam e mantêm identificadores únicos.


        • Informações do aparelho

          • Podemos coletar informações sobre os aparelhos que você usa para acessar nossos serviços, incluindo os modelos de hardware, sistemas operacionais e versões, software, nomes de arquivos e versões, idiomas de preferência, identificadores únicos de aparelhos, identificadores de publicidade, números de série, informações sobre a movimentação do aparelho e dados da rede móvel.


        • Informações de log

          • Quando você interage com nossos serviços, coletamos logs de servidor, que podem incluir informações como endereço de IP do aparelho, datas e horas de acesso, recursos ou páginas do app visualizados, falhas do app e outra atividade do sistema, tipo de navegador e site ou serviço de terceiros que você estava usando antes de interagir com nossos serviços.


        • Chamadas telefônicas e mensagens de texto

          • Permitimos que os usuários enviem mensagens de texto através dos apps UBus. Por exemplo, permitimos que motoristas e usuários enviem mensagens de texto uns para os outros.

          • Para prestar este serviço, a UBus recebe algumas informações sobre chamada telefônica ou mensagens de textos, incluindo a data e hora da chamada telefônica/mensagem de texto e o conteúdo das mensagens de texto. A UBus também pode usar essas informações para serviços de suporte ao cliente (inclusive resolver disputas entre usuários), para segurança e análise.


        • Catálogo de endereços e informações do calendário

    o Se você permitir que o app UBus acesse o catálogo de endereços em seu aparelho, podemos coletar nomes e informações de contato de seu catálogo de contatos para facilitar interações sociais através de nossos serviços e para outros fins descritos nesta política ou no momento da autorização ou coleta. Se você permitir que o app UBus acesse o calendário no seu aparelho, coletamos informações do calendário, como nome e descrição do evento, sua resposta (Sim, Não, Talvez), data e hora, local e número de participantes.


  4. Informações de Outras Fontes


    A UBus poderá receber informações de seus clientes através de outras fontes que não as acima descritas, tais como:

  5. Como usamos suas informações


    A UBus utiliza as informações que coleta da seguinte forma:


      1. Prestação de serviços e recursos


        A UBus usa as informações que coletamos para fornecer, personalizar, manter e melhorar nossos produtos e serviços.

        Isso inclui o uso das informações para:


        • Possibilitar transporte e serviços;

        • Processar ou facilitar pagamentos por esses serviços;

        • Oferecer, obter, fornecer ou facilitar soluções de seguros ou financiamento referentes aos nossos serviços;

        • Habilitar recursos que permitem que você compartilhe informações com outras pessoas, como quando você envia um elogio sobre um motorista, indicar um amigo para usar UBus;

        • Habilitar recursos para personalizar sua conta UBus, como criar marcadores para seus locais favoritos; e,

        • Executar operações internas necessárias para prestar nossos serviços, inclusive para solucionar problemas de software e problemas operacionais, conduzir análises de dados, testes e pesquisas e monitorar e analisar a utilização e as tendências da atividade.


      2. Segurança


        Utilizamos seus dados para ajudar a manter a segurança e integridade de nossos serviços. Por exemplo, coletamos informações dos aparelhos dos motoristas para identificar comportamentos de direção perigosa, como velocidade acima do limite ou frenagens e acelerações bruscas, e aumentar a conscientização entre os motoristas parceiros a respeito desses comportamentos. Isso também inclui, por exemplo, nosso recurso de Verificação de Identidade em tempo real, que solicita que motoristas incluam as informações dos seus dados de login para acessar o App. Isso ajuda a garantir que o motorista que está usando o app é devidamente cadastrado pelo Cliente UBus, evitando fraudes e ajudando a proteger outros usuários.

        Tendo em conta as técnicas mais avançadas, os custos de aplicação, a natureza, o âmbito, o contexto e as finalidades do tratamento, bem como os riscos, de probabilidade e gravidade variável, a UBus aplicará as medidas técnicas e organizativas adequadas para assegurar um nível de segurança elevado no tocante a proteger os dados fornecidos pelo usuário em seu cadastro.


      3. Suporte ao Cliente


        A UBus utiliza as informações que coletadas (incluindo gravações de chamadas de suporte ao cliente após notificação e com o seu consentimento) para ajudar quando você entrar em contato com nossos serviços de suporte ao cliente, inclusive para:

        • Encaminhar suas perguntas ao responsável pelo suporte ao cliente;

        • Investigar e solucionar problemas; e,

        • Monitorar e melhorar nossas respostas de suporte ao cliente.


      4. Pesquisa e Desenvolvimento


        Poderemos utilizar as informações que coletamos para testes, pesquisas, análises e desenvolvimento de produtos. Isso nos permite melhorar e aprimorar a segurança de nossos serviços, desenvolver novos recursos e produtos e facilitar soluções financeiras e de seguros associadas aos nossos serviços.


      5. Comunicação entre usuário

        A UBus usa as informações que coletamos para possibilitar as comunicações entre nossos usuários. Por exemplo, um motorista pode enviar uma mensagem de texto para a central ou contatar um usuário para confirmar o local de partida.


      6. Comunicação da Ubus


        A UBus poderá usar as informações que coletamos para se comunicar com você sobre produtos, serviços, promoções, estudos, pesquisas, notícias, atualizações e eventos. A UBus também poderá usar as informações para promover e processar concursos e sorteios, completar quaisquer prêmios relacionados e oferecer anúncios e conteúdo relevantes sobre nossos serviços e os serviços de nossos parceiros de negócios.


      7. Procedimentos legais e exigências do Poder Público


        Poderemos utilizar as informações coletadas para auxiliar em eventual investigação legal, desde que seja exigido judicialmente, sempre com a finalidade de solucionar reclamações ou contestações relacionadas ao uso dos serviços UBus ou conforme permitido por lei aplicável.


        Cookies e tecnologias de terceiros


        Os cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu navegador ou aparelho celular, por sites, apps, mídia online e anúncios. A UBus usa os cookies e tecnologias similares para:

        • Autenticar usuários;

        • Lembrar as preferências e configurações do usuário;

        • Determinar a popularidade de conteúdo;

        • Entregar e avaliar a eficácia de campanhas publicitárias; e,

        • Analisar o tráfego e as tendências do site para entender os comportamentos e interesses de pessoas que interagem com nossos serviços online.


    Podemos também permitir que terceiros ofereçam serviços de medição de audiência e análise para nós, oferecendo anúncios em nosso nome na Internet, acompanhando e divulgando o desempenho desses anúncios. Essas entidades podem usar cookies, web beacons, SDKs e outras tecnologias para identificar seu aparelho quando você visitar nosso site e usar nossos serviços, bem como quando você visitar outros sites e serviços online.


  6. Compartilhamento e Divulgação de Informações


    A UBus poderá compartilhar as informações coletadas, sempre dentro da legislação vigente, nas seguintes hipóteses:


      1. Com outros usuários


        • Você sendo um usuário, compartilharemos os seus dados pessoais com motoristas, dados da corrida e locais de partida e/ou de destino.

        • Se você for um motorista, compartilharemos suas informações com os usuários, inclusive seu nome e foto; modelo, cor, placa e foto do veículo; sua localização; sua média de avaliações dadas pelos usuários; e dados de contato (dependendo das leis aplicáveis).


      2. Com o público em geral quando você enviar conteúdo para uma plataforma pública


        Adoramos ouvir nossos usuários, inclusive através de plataformas públicas, como blogs da UBus, redes sociais e alguns recursos na nossa rede. Quando você se comunica conosco através desses canais, suas mensagens podem ficar visíveis para o público.


      3. Com o titular das contas Ubus que você usar


        Se você usar um perfil associado a outra pessoa, podemos compartilhar suas informações de viagem com o dono desse perfil. Isso ocorre, por exemplo, se você for:

        • Um usuário usando o perfil UBus para Empresas do seu empregador;

        • Um motorista usando uma conta que pertence a uma empresa de transporte, para os casos que o motorista utilizar o sistema esporadicamente; ou,

        • Um usuário que faça uma viagem solicitada por um amigo.


      4. Com prestadores de serviços e parceiros comerciais UBus


        A UBus poderá fornecer informações aos seus vendedores, consultores, parceiros de marketing, empresas de pesquisa e outros prestadores de serviços ou parceiros comerciais com quem a UBus possua acordo. Por exemplo, a UBus pode fornecer informações a essas partes para ajudar a facilitar a cobertura do seguro, conduzir pesquisas em nosso nome e processar pagamentos por nossos serviços.


      5. Por razões legais ou em caso de disputa


        A UBus poderá compartilhar suas informações caso seja exigido por lei, autoridade judiciaria competente, regulamento ou acordo operacional aplicável.

        • Está incluso o compartilhamento de suas informações com funcionários de autoridades policiais/jurídicas, autoridades públicas ou outros terceiros, acordos de usuário ou outras políticas, para proteger os direitos ou propriedade da UBus ou direitos ou propriedade de terceiros ou, no caso de uma reclamação ou disputa relacionada ao seu uso de nossos serviços. Se você usar o cartão de crédito de outra pessoa, poderá ser exigido por lei o compartilhamento de informações com o titular daquele cartão de crédito, incluindo informações da viagem.

        • Isso inclui também compartilhamento de suas informações com terceiros associados, ou durante negociações de qualquer incorporação, venda de ativos da empresa, consolidação ou reestruturação, financiamento ou aquisição de todo ou parte de nossos negócios por ou em outra empresa.


      6. Com o seu consentimento

    A UBus poderá compartilhar suas informações de maneira diferente da descrita nesta política caso haja o seu expresso consentimento com o compartilhamento.


  7. Retenção e Exclusão das Informações


    A UBus reterá suas informações enquanto sua conta permanecer ativa, a menos que você solicite a exclusão de suas informações ou da conta. Ressalvadas as exceções descritas abaixo, a UBus irá excluir ou deixar anônima suas informações mediantes solicitação.

    Ressalvada as leis aplicáveis, a UBus poderá reter informações após a exclusão da conta:


    1. se houver uma questão não resolvida relacionada à sua conta, como um crédito pendente em sua conta ou uma reclamação ou disputa não resolvida;

    2. se as leis aplicáveis exigirem; e/ou de forma agregada e/ou anônima; ou,


    3. A UBus poderá reter também certas informações, se necessário, para nossos interesses comerciais legítimos, como prevenção de fraudes e aprimoramento da segurança dos usuários. Por exemplo, se a UBus encerrar uma conta de um usuário por causa de um comportamento inseguro ou incidente de segurança, a UBus poderá reter certas informações sobre essa conta para evitar que esse usuário abra uma nova conta UBus no futuro.


    Opções e transparência


      1. Configurações de Privacidade


        O menu "Configurações de privacidade" no app de usuário da UBus oferece aos usuários a capacidade de configurar ou atualizar suas preferências de compartilhamento de localização e de contatos, assim como suas preferências para receber notificações da UBus. Os usuários também podem excluir a conta UBus a partir do menu "Configurações de privacidade".


      2. Permissões do Aparelho


        A maioria das plataformas móveis (iOS, Android, etc.) define certos tipos de dados do aparelho que os apps não podem acessar sem o seu consentimento. E essas plataformas possuem diferentes sistemas de permissão para conseguir seu consentimento. A plataforma iOS vai alertar você a primeira vez que o app UBus precisar de permissão para acessar certos tipos de dados e vai permitir que você consinta (ou não consinta) esse pedido. Os aparelhos Android vão notificar você sobre as permissões que o app UBus precisa antes de você usar o app pela primeira vez e o uso do app por você constitui seu consentimento.


      3. Visualizações das avaliações


        Depois de cada viagem, os motoristas e usuários podem avaliar uns aos outros, bem como dar feedback sobre a viagem. Este sistema de duas vias responsabiliza todos os responsáveis por seu comportamento. A responsabilidade ajuda a criar um ambiente respeitoso e seguro para motoristas e usuários. A avaliação do usuário está disponível no menu principal do app de usuário da UBus.

      4. Acesso e correção das suas informações


    Você poderá editar o nome, o número de telefone e o endereço de e-mail associados à sua conta através do menu Configurações nos apps UBus. Você pode também procurar o seu histórico de viagens, pedidos e entregas nos apps UBus.


  8. Atualizações desta política


Ocasionalmente, poderemos atualizar esta Política de Privacidade. Se fizermos alterações que interfiram no uso dos serviços UBus, vamos informar essas alterações através dos apps UBus ou por outros meios, como e-mail. Se permitido pelas leis aplicáveis, ao usar nossos serviços após essa notificação, você consentirá nossas atualizações referentes a esta política.

Recomendamos que você reveja periodicamente esta política para saber as informações mais recentes sobre nossas práticas de privacidade. Vamos disponibilizar também as versões anteriores de nossas políticas de privacidade.